Física Quântica: uma pintura Atômica

Os Condensados de Bose-Einstein (BECs) são nuvens de átomos ultrafrios – com temperaturas próximas ao zero absoluto – que se comportam como um único e gigantesco objeto cujo comportamento só é conhecido com a interpretaçãp quântica, pois é um objeto de natureza quântica.

 

Os físicos muitas vezes utilizam uma combinação de luz de laser e campos magnéticos para aprisionar e, em seguida, resfriar um pequeno aglomerado de átomos até perto do zero absoluto.

A equipe de Malcolm Boshier no Laboratório Nacional de Los Alamos, Novo México, desenvolveu um método para “pintar um quadro” de um sistema Condensado de Bose-Einstein utilizando dois laseres.


O primeiro laser mantém os átomos aprisionados em uma tela plana, enquanto o segundo laser age como um pincel, digitalizando uma forma desejada e resfriando o sistema atômico até que se forma um Condensado de Bose-Einstein.

O grupo pode estabelecer um Condensado de Bose-Einstein de átomos de rubídio em qualquer forma (um exemplo é mostrado na foto acima), para ser utilizado em estudos fundamentais ou no processamento de informação quântica.

N. J. Phys. 11, 043030 (2009)

Tags: ,

Os comentários estão fechados.