ENSINO de FÍSICA: Momento Linear

Normalmente esse assunto se transforma em mais uma grande dificuldade para o estudante pela falta de compreensão do significado físico do Momento Linear.

Para iniciar a demolição dessa dificuldade, prefiro identificar esse conceito pelo outro nome: Quantidade de Movimento Linear.

Essa denominação torna compreensível a pergunta: quanta Quantidade de Movimento um corpo transporta enquanto se movimenta com velocidade v?

Mediante essa pergunta considero que é mais fácil associar a propriedade da inércia – representada pela massa – com a velocidade do corpo para traduzir a Quantidade de Movimento transportada pelo corpo.

Esse procedimento ajuda a entender porque uma formiga e um elefante caindo da mesma altura na ausência de atmosfera, provocam estragos muito diferentes quando chegam ao solo.

Além disso, encontro menos dificuldade para discutir as características vetoriais, pois a Quantidade de Movimento é algo transportado pelo corpo em movimento.

Esse tratamento também facilita a análise da colisão entre os corpos e ajuda a entender a propriedade de conservação da Quantidade de Movimento em um sistema de partículas que interagem entre si.

Deixe um comentário